top of page

Os 8 Remédios Naturais

      O que é saúde? É o perfeito bem-estar físico, mental, social e espiritual.
    E, por que adoecemos? De modo simples, podemos dizer que toda doença aguda é um esforço do nosso organismo para se libertar das substâncias tóxicas que nele se acumulam, às vezes durante dezenas de anos, por causa da falta de cuidado com as suas leis.
    Se você não atende às advertências, mas apenas engole um comprimido para ficar livre dos sintomas incômodos e continua abusando de suas reservas de energia por muito tempo, o organismo finalmente acabará desistindo de lutar e a doença tomará conta dele. O sistema imunológico, responsável pelas autodefesas, se enfraquece a tal ponto que não consegue mais combater a invasão de microrganismos e a pessoa torna-se vítima de toda espécie de infecções, alergias e outras doenças decorrentes da deficiência imunológica. A cura destas doenças se torna muito difícil, e a qualidade e o tempo de vida deixam muito a desejar.
    Antes de criar o ser humano, Deus, em sua infinita sabedoria e amor, já preparou todos os recursos naturais para suprir todas as suas necessidades. 

Água

  Se considerarmos que dois terços do peso do ser humano são constituídos de água, e praticamente todas as funções do organismo: circulação, eliminação, digestão, regulação da temperatura do corpo, etc., dela necessitam indispensavelmente, não é de estranhar que o organismo somente possa resistir uns poucos dias se não for suprido de água de alguma forma. É por meio dela que se processa a absorção dos nutrientes pelas células, a refrigeração do organismo e ainda ajuda os rins a expulsarem as substâncias tóxicas do sangue. Sem água não há vida. Quando, por qualquer motivo o corpo perde até 15% da água que entra em sua composição, a vida se torna impossível. O organismo perde cada dia, de 2 a 2,1/2 litros de água (1000 a 1.500 ml pela urina, 300 ml com a matéria fecal, uns 400ml na transpiração invisível, 300ml com o ar expelido dos pulmões).
    É preciso beber 6 a 8 copos de água diariamente. Ao levantar, tomar de 1 a 2 copos de água morna ou natural. Não tomar água ou outros líquidos nas refeições. Tome água fresca, meia hora antes das refeições ou duas horas depois. Tomada com as refeições a água diminui a secreção das glândulas salivares e dos sucos gástricos, atrasando e atrapalhando a digestão. Use água em abundância, com sabedoria, por dentro e por fora!

Ar Puro

  Saber respirar de forma adequada é um fator muito importante para a manutenção da saúde. Por outro lado, a qualidade do ar deve ser levada em conta. Portanto, para alcançarmos os melhores benefícios precisamos respirar bem, num ambiente com boa qualidade de ar. Somos mais dependentes do ar que respiramos do que do alimento que ingerimos.
    A nutrição só é perfeita em presença do oxigênio transportado pelo sangue, e a eficiência deste transporte depende da completa oxigenação nos pulmões. Para isso, é imprescindível uma respiração plena, iniciando com a parte inferior dos pulmões, apoiada pelo diafragma. A capacidade pulmonar de um adulto é de aproximadamente três litros, e normalmente inspiramos não mais do que meio litro, o que corresponde apenas à sexta parte de sua capacidade.

Luz Solar

   A luz solar foi conhecida durante milhares de anos como uma mediadora da vida. Hoje sabemos que o uso sábio da luz do sol pode ser extremamente benéfico; porém, é necessário que este uso seja feito com moderação. Como um remédio natural, os raios solares interferem na fisiologia do corpo. O sol deve ser reconhecido como auxiliar da digestão e neutralizador de toxinas.
    Ele tem poder para ativar o metabolismo e todo o processo de nutrição. O organismo pode elaborar vitamina D pela ação dos raios solares na pele. Essa vitamina capacita o corpo a utilizar o cálcio, essencial para a formação de ossos fortes e saudáveis. Além disso, fortalece o sistema imunológico, melhora a disposição geral do organismo, promove um bom sono, combate a depressão, ativa o sistema endócrino etc.
    Prefira os horários menos quentes do dia (antes das 10h e após as 16h); exponha-se ao sol progressivamente, c começando com apenas 5 minutos por dia; nunca deixe queimar a sua pele; use roupas adequadas e óculos de sol; cuidado com dias encobertos, por causa do reflexo dos raios solares que atravessam as nuvens; abra as suas janelas e convide a luz do sol, todas as manhãs. Verá que melhorará a sua saúde e disposição.

Alimentação Vegetariana

    A maioria das pessoas acredita estar alimentada depois de ter enchido o estômago com a comida de que gosta e consome habitualmente. No entanto, alimentar-se corretamente é muito mais do que isto: é enriquecer o sangue, nutrir as células, fortalecer os órgãos e as glândulas, prevenir doenças e até curá-las quando já se instalaram. Tudo depende do alimento que você costuma utilizar. É preciso conscientizar-se das necessidades do seu organismo: as células de cada parte do seu corpo precisam de nutrientes específicos.
  Sendo assim, procure evitar os alimentos industrializados, as conservas, os cereais “refinados”, o açúcar branco e o sal refinado, preferindo os produtos naturais. A natureza disponibilizou a nutrição completa para você nos cereais integrais, nas verduras, raízes e frutos, nozes e castanhas, legumes e leguminosas.
   Prepare-os da maneira mais simples possível, com poucos condimentos e sem usar frituras; procure obter vegetais de plantio orgânico e, transcendendo os conceitos atuais da nutrição, faça somente três refeições por dia, sendo a terceira a mais leve e de alimentos de fácil digestão. Inicie toda refeição com alimentos crus (frutas ou saladas), que devem ocupar 50-70% do volume total da refeição.    Mastigue bem e não beba líquidos durante as refeições. Esta alimentação purificará o sangue, e lhe dará um vigor até hoje desconhecido. Você notará a diferença em poucos dias.

    As doenças crônicas mais comuns em nossa sociedade estão relacionadas à nutrição, tais como: vários tipos de câncer, diabetes, hipertensão arterial, osteoporose, acidente vascular cerebral, doenças reumáticas, cardíacas, etc. E com disciplina alimentar, dedicação e união com os demais 7 remédios naturais, esses desequilíbrios podem ser revertidos e até mesmo curados, assim como as várias pessoas que decidem acreditar e mudar seus hábitos já conseguiram.

Repouso

    O repouso que todo organismo necessita envolve descanso e restauração física e mental. O bom repouso é um modo natural e saudável de nutrir e revigorar um organismo cansado. Ele não deve ser algo casual, mas um período programado e bem aproveitado. 

  Quanto melhor a qualidade do repouso, melhor será a sensação de bem-estar e revitalização. O bom descanso nos protege contra doenças e é de grande auxílio na recuperação dos desequilíbrios do corpo humano, fortalece o sistema imunológico e previne um grande número de doenças.
    Maus hábitos de descanso afetam a qualidade e a duração da vida. O excesso de trabalho, sem o necessário repouso gera irritação, estresse acentuado, debilita o organismo e favorece doenças. As melhores horas para o repouso são as que antecedem à meia-noite, quando importantes hormônios atuam revigorando os órgãos através da restauração das estruturas celulares.
    Há grandes recompensas ao escolher um repouso com qualidade. Uma pessoa que descansa bem realizará mais em menos tempo, e fará melhor, mais eficientemente e com mais segurança!

Atividade Física

    A atividade física é muito importante para as nossas vidas. O exercício ao ar livre é uma das armas mais valiosas que se conhecem para combater a depressão; melhora a qualidade do sono; aumenta a energia, a eficiência e a resistência; fortalece as defesas naturais do corpo; diminui as necessidades de insulina e ajuda a estabilizar os níveis de açúcar no sangue; fortalece os ossos, pois fixa o cálcio e outros minerais.
    Mais vale um pouco a cada dia do que um montão no fim de semana. A inatividade é uma das maiores causadoras de doenças. O exercício ativa e equilibra a circulação do sangue, mas na ociosidade todos os órgãos sofrem carência de oxigênio: a pele fica impedida de respirar; a digestão torna-se mais lenta; os pulmões não conseguem eliminar todas as impurezas do sangue; o metabolismo é desajustado; as conexões cerebrais são deficientes, etc. Um dos melhores exercícios é a caminhada ao ar livre. Deve ser feita de maneira vigorosa por pelo menos 30 min, ao menos 4 vezes por semana.

Temperança

    Muitos problemas de relacionamento podem ser causados pela falta de domínio próprio. O descontrole alimentar,  tanto por excesso quanto por falta, pode debilitar não só o corpo, mas também a mente, de tal modo que o discernimento entre o certo e o errado fica comprometido.

   O Sistema Nervoso Central é afetado, enfraquecendo as áreas responsáveis pelo julgamento e racionalidade. Em todos os aspectos de nosso cotidiano, o autocontrole está relacionado a hábitos de vida saudáveis.

Confiança em Deus

   A saúde, conforme comprovações científicas recentes, está ligada à religiosidade e à espiritualidade. Inúmeras pesquisas médicas apontam para a importância da religiosidade como fator de cura e saúde. A fé mexe com nossa fisiologia de forma positiva e consistente, liberando substância que podem promover a cura (como endorfinas).

Material sobre Saúde

bottom of page