top of page

Saúde

       Muitos de nós hoje, como adventistas, não conseguimos contextualizar a importância da mensagem de saúde no âmbito do estudo das mensagens proféticas concedidas por intermédio do anjo de Deus aos nossos pioneiros. Sabemos que a Sra. White afirma que a reforma da saúde é o braço direito da mensagem do terceiro anjo. Conselhos Sobre Saúde, 434 (1900). {CEv 131.3} Ou seja, não é a mensagem principal, é o braço.

 

“Mas conquanto a obra de saúde tenha o seu lugar na proclamação da mensagem do terceiro anjo, seus advogados não devem de maneira nenhuma procurar que ela tome o lugar da mensagem.” Testimonies for the Church 6:327 (1900). {CRA 73.3}.

            Qual é a mensagem principal? O Espírito de Profecia nos diz que é a terceira mensagem angélica. As três mensagens angélicas representam um teste para o povo de Deus baseado em três etapas e que tem se repetido ao longo da história. As três etapas seriam: convencer do pecado (1a mensagem), da justiça (2a) e do juízo (3a). Essas mensagens estão contidas explicitamente no livro de Apocalipse (Ap 14:7-9), mas também se encontram no livro de Daniel. Foram proclamadas na época de Cristo, de Guilherme Miller, e estão sendo também proclamadas nos nossos dias.

            De acordo com a Sra. White, os anjos que proclamam essas mensagens somos nós, servos de Deus, que queremos fazer parte do remanescente:

“Esta advertência, temo-la em Apocalipse 14 (três mensagens angélicas). Apresenta-se-nos ali uma tríplice mensagem como sendo proclamada por seres celestiais, e imediatamente seguida pela vinda do Filho do homem para recolher a colheita da Terra...  Apocalipse 14:6, 7. {GC 311.4}.

Declara-se que esta mensagem é parte integrante do “evangelho eterno.” (v.6) A obra de pregar o evangelho não foi cometida aos anjos, mas confiada aos homens. Santos anjos têm sido empregados na direção desta obra; têm eles a seu cargo os grandes movimentos para a salvação dos homens; mas a proclamação do evangelho propriamente dita é efetuada pelos servos de Cristo sobre a Terra. {GC 312.1}”.

            Ou seja, nós, que queremos fazer parte do remanescente, proclamaremos as três mensagens angélicas que fazem parte do evangelho eterno, onde o livro de Daniel tem o seu lugar. Para proclamar a 3a mensagem, a 1a e a 2a tem também que ser proclamadas.  Como a mensagem da saúde é o braço direito da mensagem do terceiro anjo, podemos então ver que ela vai ajudar e dar poder a mensagem do terceiro anjo, porém não será a mensagem principal.

            Por fim, o ministério principal, pelo qual Cristo se preparou por quase trinta anos estudando as escrituras, era pregar “arrependei-vos, pois é chegado o reino de Deus” (Dn 9:24). As curas que Jesus fazia (a mensagem de saúde usada por Ele) representavam o braço direito da principal mensagem que Ele estava pregando, que era: a porta da graça está se fechando, o período probatório acabando para os judeus como povo. Assim é a mensagem de saúde para nós hoje, e também será antes e durante o decreto dominical. A Sra. White fala que João Batista é o segundo Elias e um representante daqueles que estariam vivendo nos últimos dias. O anjo Gabriel instruiu seus pais na reforma da saúde e ele tinha uma dieta puramente vegetariana.  Assim como ele preparou o caminho para Jesus, nós, como o terceiro Elias, temos também essa missão: anunciar a segunda vinda proclamando as 3 mensagens angélicas. {CSa 72.2}.

Material sobre Saúde

bottom of page